sábado, 4 de janeiro de 2014

Relatório de Situação do Condomínio – 12 meses – para anexação a ata da AGO


         O Relatório de Situação de Gestão Condominial * objetiva, fundamentalmente, Documentar os Atos e Fatos da Gestão em seu transcurso da data de assunção dos gestores – Síndico, Subsíndico, Conselheiros e Suplentes – até os quinze dias anteriores a A.G.O. – Assembleia Geral Ordinária –, momento da decisão de manutenção ou transferência de gestão, dando Total Transparência através do Foco Financeiro ancorado em ‘Objetos de Análise’ extraídos dos respectivos Balancetes Analíticos Mensais, tratando-os como Evidências Objetivas das Conformidades Geradas no Período de Gestão que se encerra, tendo como seu principal objetivo ser anexado na ata da A.G.O. para posteriormente ser registro em Cartório Competente, GARANTINDO ATRAVÉS DA SUA FORMALIZAÇÃO A LISURA DA GESTÃO.


São itens do Relatório: 

1.      Objetos da análise.

2.      Considerações.

3.      Desmembramentos da Análise.

4.      Premissas Básicas Estabelecidas quanto a Projeção Orçamentária Aprovada na última AGO a ser utilizada em todos os trabalhos futuros.

5.      Linha de Trabalho.

6.      Sinopse da Gestão.

7.      Evidências Objetivas – Documentos pontuais, objetos das contabilizações, por rubrica de: Receita e Despesa acrescidos de Tabelas, Diagramas, Histogramas, Gráficos Diversos inclusive de Projeções através de Regressão Linear.

8.      Considerações Finais.

9.      Conclusão.

10.  Sugestões.

11.  Anexos. 

         Comumente o Relatório de Situação de Gestão Condominial é de grande valia, criando e agregando valores de forma contínua, mitigando riscos de gestão quanto aos questionamentos presentes e futuros que lhes são dirigidos por condôminos insatisfeitos, administrativa e ou juridicamente, até mesmo anos após a gestão que se encerrou cujos documentos são de difícil acesso do gestor inquirido por estar distante da administração e que muitas das vezes em função da situação de sua saída não lhes são facilitados pelo atual gestor, nem mesmo por garantia explicita de lei, exceto se não por ajuizamento de ação contra o próprio condomínio que administrou, na tentativa de buscar seus direitos de respostas nas evidências objetivas que ora lhes estão sendo negadas. 


         Pelo Código Civil Brasileiro o Síndico que está no timão do barco não pode deixar fazer água, respondendo civil e criminalmente por qualquer respingo que atinja os viajantes – condôminos – antes, durante e depois da viagem.


         Grande facilitador dos trabalhos administrativos e, de custo irrisório ao condomínio, 1 1/2 SMN, incluso Consultoria de Acompanhamento. Valores em Real, livre de impostos (líquido).


         Estou a vossa disposição para esclarecimentos adicionais quanto a praticidade de uso, custo e informações complementares.


         Cordialmente,


                  Marco Castro – Consultor




Sinopses de Instruções podem ser vistas em Matérias Publicadas

 (Índice a direita) Administração de Condomínios nºs 01; 02 e 03

* Um Relatório de Situação tem em média 70 páginas para um período de 12 meses e para sua elaboração existe necessidade dos 12 últimos balancetes (11 da atual gestão), todas as atas e reuniões físicas – RJ – ou por Internet com os gestores.


* Direitos autorais e intelectuais registrados por Marco Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na dúvida, fale diretamente com Marco Castro